domingo, 7 de junho de 2009

Livros-tesouro


Mais um golaço da era digital. A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciou que, graças a uma doação de 300.000 libras, vai digitalizar seu catálogo completo de livros medievais. A preciosidade inclui mais de 4.500 títulos publicados até 1501, ou seja, pré-impressão. Tratam-se de verdadeiros trabalhos manuais realizados à época, além de os primeiros registros do que nos séculos seguintes se consolidaria como a impressão de livros tal como hoje conhecemos.
Para os especialistas da área, esta iniciativa significa a ampliação de ínumeros campos de estudo acadêmico, que passarão a ter possibilidade de consultas sem os obstáculos físicas, impostos pela qualidade e degradação do material.
O projeto, que inclui livros como a Bíblia de Gutenberg, tradução em latim da Bíblia feita no século XV, tem duracão prevista para os próximos cinco anos.

A Bíblia de Gutenberg, publicada em 1455, marca o início da produção

em massa de livros no Ocidente


2 comentários:

  1. valeu mesmo pela dica!
    beijo grande,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber!
    Já deu uma olhada no livro que eu e Rita te demos?
    Espero que seja proveitoso. Realmente a sua lista de livros é grande para conseguir um tempinho para leitura acadêmica, mas quando a fizer, não deixe de me falar pois quero comprar pra mim também.

    Beijos
    Lorena

    ResponderExcluir