domingo, 14 de junho de 2009

Leituras

Mea culpa: faz uma semana que não escrevo nada no blog. Muito, muito trabalho, e um feriado de descanso no litoral. Então, já que estive longe dos meus colegas do universo literário - blogueiros, autores e editores, com quem troco informações via web -, vim contar um pouco do que aproveitei para ler nos últimos dias.
Tirei uma casquinha do livro inédito de Juan Carlos Onetti, a ser publicado pela Editora Planeta em julho. O volume reúne dois contos ainda não publicados por aqui e que foram recentemente descobertos pela filha do autor, O poço e Para uma tumba sem nome. Confesso que nunca tinha lido nada do uruguaio, pois minhas leituras andavam mais pelo velho mundo, mas o cara é fera. Dia 1 de julho comemora-se os 100 anos de nascimento do Onetti, e para quem nunca leu, ótimo momento para começar. O poço é escrito em forma de memórias pelo protagonista, um quarentão amargo e completamente delirante de uma maneira deliciosa. A cada lembrança narrada ele também nos oferece um pouco da alma deste personagem por quem o leitor vai nutrindo uma mistura de asco e envolvimento.
Em paralelo, comecei a ler o novo livro do Gay Talese, Vida de escritor, sobre o qual já comentei aqui no blog. Como jornalista, estou adorando. Neste livro, o personagem principal é o próprio Talese, que em meio aos seus fracassos e tombos como autor, nos deixa acompanhar o ofício da escrita e da reportagem. Vida de escritor foi recém-publicado pela Companhia das Letras, e vale lembrar que o autor estará na Flip.

Escolham seu estilo e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário