Mais um golaço da era digital. A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciou que, graças a uma doação de 300.000 libras, vai digitalizar seu catálogo completo de livros medievais. A preciosidade inclui mais de 4.500 títulos publicados até 1501, ou seja, pré-impressão. Tratam-se de verdadeiros trabalhos manuais realizados à época, além de os primeiros registros do que nos séculos seguintes se consolidaria como a impressão de livros tal como hoje conhecemos.
Para os especialistas da área, esta iniciativa significa a ampliação de ínumeros campos de estudo acadêmico, que passarão a ter possibilidade de consultas sem os obstáculos físicas, impostos pela qualidade e degradação do material.
O projeto, que inclui livros como a Bíblia de Gutenberg, tradução em latim da Bíblia feita no século XV, tem duracão prevista para os próximos cinco anos.
A Bíblia de Gutenberg, publicada em 1455, marca o início da produção
em massa de livros no Ocidente
valeu mesmo pela dica!
ResponderExcluirbeijo grande,
Cristina
Gostei de saber!
ResponderExcluirJá deu uma olhada no livro que eu e Rita te demos?
Espero que seja proveitoso. Realmente a sua lista de livros é grande para conseguir um tempinho para leitura acadêmica, mas quando a fizer, não deixe de me falar pois quero comprar pra mim também.
Beijos
Lorena