segunda-feira, 25 de maio de 2009

textos na rede

Se com a internet todos nos tornamos um pouco autores, como estabelecer um padrão de qualidade? O portal Cronópios oferece uma proposta interessante. Os responsáveis pelo site, Pipol e Edson Cruz acreditam que curadoria inteligente, moderação mínima e edição compartilhada por pessoas capacitadas garantem rica produção colaborativa de textos literários. Assim, os editores recebem mais de 4 mil e-mails por mês, com textos inéditos de todo o país. Destes, apenas 60 são publicados (dois por dia), após cuidadosa seleção.

“Não publicamos qualquer texto automaticamente porque editar é uma função humana, não deve existir um ranking gerado por computador”, disse Pipol ao Estadão. “Sentimos que, no meio literário, publicar no Cronópios é um sinal de prestígio para o escritor iniciante e independente.”

O portal abarca uma série de projetos que vão desde Stand-Up de Literatura, uma espécie de sarau com autores lendo livros que escreveram, até uma parceria com a livraria Martins Fontes, que permite que qualquer escritor possa vender seus livros na internet diretamente a livraria, eliminando a barreira da distribuição convencional.

A iniciativa vai ao encontro de tendências mundiais como self-publishing e print on demand, que mesmo ainda representando uma parcela pequena da indústria, têm crescido muito nos Estados Unidos aproveitando-se do fenômeno tecnológico. Uma pesquisa divulgada pela Bowker, agência americana responsável pelo cadastro do ISBN, diz que desde 2002, a impressão de livros sob demanda cresceu 774%, enquanto a tradicional teve um incremento de apenas 126%.
Universidades, por exemplo, são das grandes beneficiadas pois estão descobrindo o recurso como alternativa para manter um catálogo de títulos acadêmicos cada vez mais amplo.

2 comentários:

  1. A impressão por demanda está ganhando novos formatos. Dê uma olhadinha no post que publiquei hoje pela manhã, no meu blog. Fala do surgimento do clube de leitores.
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo... o post é de ontem à noite. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir