domingo, 7 de julho de 2013

saudades das locadoras

quando adolescente, a locadora de vídeos do bairro era um dos meus lugares favoritos. lembro que, aos finais de semana, eles tinham uma promoção de 10 fitas (sim, VHS) por 10 reais e foi assim, na companhia de amigas ou da irmã que assisti a todos os suspenses - estreias e acervo - da época. isso foi antes da blockbuster dominar a cidade e anos luz antes do video-on-demand deixar tudo a um clique de distância. gostava da rotina de pedir recomendações para os atendentes, comentar os que já tinha visto na hora de devolver - rebobinados, claro - e escolher os próximos, em grande parte influenciada pela capa, mas, sobretudo, pela opinião do "especialista". era o avô do recommended for you da Amazon. 

atualmente, em um domingo como hoje, minha seleção randômica de filmes para assistir com a pizza se resume às sugestões da apple tv, que nem de longe se compara aos mocinhos da locadora. o thriller The Call, por exemplo, é um clássico dos tipos que você levaria em VHS, mas nunca leria uma crítica no jornal. o atendente diria como a história é tensa (ou "eletrizante", para o bonequinho do Globo) e com um ótimo final ("surpreendente", o bonequinho, novamente). na verdade, é um típico suspense-pipoca, que eu adoro, mas os usuários da apple store, aparentemente, nem tanto. 

tenho ciência que pareço aquelas tias - ah, no meu tempo... - mas talvez os clichês sejam mesmo clichês por uma razão. agora, com licença, que vou até a blockbuster aqui do lado. 


uma boa semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário