domingo, 11 de setembro de 2011

Hollywood sob medida

Nunca houve tanta oferta de filmes e ao mesmo tempo foi tão difícil assistir bons. Depois que as Lojas Americanas acabaram com a experiência de ir à Blockbuster, ao transformarem estes pontos num pardieiro de chocolates, eletrônicos e brinquedos, ou seja, tudo menos filmes; isso quando as locadoras de bairro já haviam virado história -- ou sucumbido à pirataria; passei a alugar cada vez menos filme em casa.

Houve época em que chegava a pegar 10 fitas (sim, aquelas VHS) para um feriado prolongado. Mas, por mais paradoxal que pareça, a enorme oferta existente hoje me faz ter cada vez menos vontade de encarar uma locadora, seja virtual ou real. Isso sem entrar no mérito de que a seleção dos filmes exibidos pela TV a cabo parece a pior possível. Pensei que, ao mudar de Telecine para HBO, isso fosse melhorar, mas pouca diferença fez.

É por essas e outras que celebro adventos como a Apple TV e Netflix (este, por sinal, está com serviço gratuito ao longo do mês de setembro para marcar sua chegada ao Brasil). Já que o prazer de ir às lojas físicas está mesmo extinto, então viva a modernidade e praticidade de ter acesso a todo tipo de filme, a qualquer hora, via streaming.

Além da comodidade, estes serviços oferecem hoje mais variedade do que qualquer outra locadora, pelo simples fato de que seu armazenamento é ilimitado e, portanto, não precisam se restringir apenas aos títulos com mais apelo. Sim, é possível encontrar documentários que sequer saíram em DVD, ou aquela sitcom americana que fazia sucesso na década de 1980. Também acha-se produções de Bollywood e outros tantos sucessos de Sundance que jamais entraram em circuito. E, claro, todos os outros blockbusters do momento.

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