sábado, 16 de julho de 2011

Califórnia dreams

é uma das viagens clássicas - percorrer a costa oeste dos Estados Unidos de carro. Mas como todas as outras, acredito que cada viagem é única. A Califórnia é daqueles lugares que já foram retratados em músicas, filmes e livros e, portanto, habitam o imaginário de nós todos. Garota, eu vou pra Califórnia...

San Francisco é a cidade que parou no tempo - mais especificamente na década de 1960. Ou a cidade pequena que tem status de grande. Os hippies ainda estão na moda, letreiros da Pepsi anunciam as vendinhas, veículos muito esquisitos fazem os transportes públicos e existe um bairro gay - em NYC ou Sp todos os bairros são gays. Sempre tem um vento geladinho, mesmo em pleno verão. A cidade é pequena, então diria que 4 dias são suficientes. Pegamos o Fillmore Jazz Festival, evento que fecha a rua de mesmo nome e apresenta o que prometem ser os próximos grandes nomes do gênero, tudo isso com vinho, cerveja e comida ao ar livre. Um jogo dos Giants também pode ser imperdível para quem curte esportes,
o estádio fica à beira d'água e é super moderno. Outra recomendação é o restaurante Foreign Cinema, que exibe filmes estrangeiros e independentes projetados na parede, além de ter ótima comida.

O passeio para Sausalito é delicioso. Muitos fazem de bicicleta pela Golden Gate, por circunstâncias, acabamos cruzando de carro e voltando pela balsa. Dá pra almoçar por lá mesmo e vale a pena. Mas no geral, confesso que SF me decepcionou um pouco... As expectativas eram altas e, na verdade, para mim é mais uma cidade agradável com ar de interior. Dá para ficar entediado, ao ponto de tentarmos jantar às 22h numa sexta-feira à noite e quase não haver lugares abertos, ou de caminhar em certas partes da (pequena) cidade que são absolutamente desérticas.

Napa Valley é maravilhoso. Passamos por quatro vinícolas, o hotel era uma mistura de conforto das grandes redes com hospitalidade de um B&B e a região é toda muito agrádavel. Além disso, o caminho de SF até Napa é lindo.

Carmel, c
omo bem descrito pelo marido, é Búzios encontra Itaipava. Pense na praia com um clima de região serrana, aquelas lojinhas de miudezas, pequenos grandes restaurantes e uma única rua que é a grande atração da cidade toda florida. O grego Dametra Cafe é daqueles lugares que não te convencem num primeiro olhar, mas tem comida divina e ainda palhinha dos donos que cantam e dançam ao final do almoço.

A partir daí, a viagem passa pela região chamada Big Sur, beirando o Pacífico. O caminho é simplesmente deslubrante. Em algum ponto, uma americana comentou que se parecia com o trecho da R
io-Santos e ela tem toda razão.

Depois de um trecho grande de serra (quase 100km), chegamos a San Luis Obispo. Pequena, mas charmosa, duro é tentar comer depois das 21h por lá. No dia seguinte bem cedo fizemos um cooper
para conhecer rapidamente a cidade e foi suficiente. Pé na estrada novamente.

Não muito distante dali, fica Pismo Beach, uma praia gostosa mas com muito vento. Depois de aproveitar um pouco o sol, a próxima parada era Santa Barbara. Após três dias na estrada, SB parece quase uma cidade grande. A rua principal, State St, concentra as principais grandes lojas dos EUA e mais alguns bons restaurantes. A noite também é razoavelmente movimentada, com música ao vivo, baladas e bares. A praia, apesar de bonita e agradável, é de Marina, o que espanta o mergulho. Aliás, para os desavisados, o Pacífico é MUITO gelado!

Um pouco antes de Los Angeles, a pequena cidade de Camarillo hospeda ótimos outlets. Depois, vem um dos trechos mais bonitos da estrada, pelo qual se entra em L.A passando por Malibu e Santa Monica, bárbaro.

Los Angeles, ao contrário de SF, me surpreendeu positivamente. Apesar de não ter a metade do charme de NYC e das pessoas serem, digamos, esquisitas, é também um lugar de poucos locals. Tem centenas de restaurantes e bares ótimos, compras, passeios e tudo o mais com uma vantagem: a praia. Ou seja, é como se fosse São Paulo com orla. Meu lugar favorito na cidade é sem dúvida o The Getty Center. Um complexo que combina museu com lindos jardins desenhado pelo genial Richard Meier - com quem tive o prazer de trabalhar no ano passado - aos pés do Santa Monica Mountains. Imperdível.

Seria impossível resumir 15 dias em algumas linhas. Então, como uma imagem vale mais que mil palavras, restam as fotos:

https://picasaweb.google.com/anaikw/NYCCaliforniaJul11?authuser=0&feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário