terça-feira, 5 de julho de 2011

NYC Summer facts

Para quem nasceu numa cidade como o Rio de Janeiro, a mudança de estações acontece de maneira sutil. Claro que no verão faz um calor infernal com tempestades frequentes, enquanto o outono tem seus dias lindos, do mais puro céu azul. Mas diria que a dinâmica da cidade é pouco afetada pelos meses do ano. O mesmo não se aplica a Nova York. Tendo estado na mais querida das ilhas algumas vezes, esta foi minha primeira durante o verão. Eis as principais constatações:

- a Union Square é verde, muito verde mesmo. Você espera um Central Park deslumbrante e árvores por toda a cidade, mas a vida da US foi o que mais me impressionou.


- é quente e úmido. Nada insuportável para os acostumados com o calor carioca. Além do mais, o East River sopra uma brisa que torna tudo mais agradável.

- a febre nos Starbucks é o Iced Coffee. Recessão? Não na mais famosa rede de cafés da cidade. As filas pelo drink gelado são gigantescas.

- em toda esquina, barraquinhas vendem frutas frescas. Esqueça os cachorros-quentes e pretzels, pense fresh healthy food.

- as estações de metro não têm ar-condicionado. Pode parecer uma constatação óbvia, mas não menos incômoda.

- as pessoas usam seus laptops, iPads, iPhones e iTudo ao ar livre, no meio da rua. Diria que esta é minha maior das invejas: viver sem medo.

- escurece perto das 21h. O dia rende muito mais, as ruas ficam mais cheias. Por consequência, também anda-se mais e quem sofre são os pés.

- a caminhada pela Brooklyn Bridge é deliciosa. E não pense que são apenas turistas na travessia. Muitos locals aproveitam para fazer um cooper ou dar a caminhada diária na ponte que liga Manhattan ao Brooklyn.


- há mais crianças. Sei que não faz nenhum sentido, mas a sensação é que os novaiorquinos têm mais filhos no verão. Ou pelo menos os soltam.

NYC combina com inverno. Nada mais charmoso que as ruas pré-Natal. Mas o verão é feito para todos e a big apple fica ainda mais colorida sob o sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário