domingo, 26 de dezembro de 2010

New York City - férias parte V


Não há sinal mais evidente da chegada do inverno do que a neve. Para nós, acostumados ao clima tropical, as temperaturas abaixo de zero podem parecer coisa de outro mundo e um sinal para se trancar em casa, mas para os novaiorquinos - assim como qualquer residente de um país no hemisfério norte - ele faz parte do dia a dia durante ao menos 4 meses por ano.

Os adeptos de corrida de rua, por exemplo, não penduram seus tênis e encaram o frio! É preciso, como em todos os momentos, saber se vestir. Roupas muito pesadas não apenas atrapalham o exercício, como podem se tornar um problema depois que o corpo estiver aquecido. Por outro lado, a proteção é fundamental para evitar cair de cama logo no começo da estação. Esses coletes puffy são ótimos, por serem leves e barrarem o vento. Pra mim, uma das dificuldades é respiratória, por conta do ar gelado e seco. O que ajudou bastante foi aquela tira de por no nariz, que ajuda a aumentar a inspiração.


Pode parecer uma loucura correr no inverno, mas garanto que você não vai sentir muito mais frio do que em um dia comum. Foi uma delícia percorrer o Meatpacking District by foot.

Mas se a snowstorm chegar, aí sim é hora de evitar a corrida, já que as ruas ficam super escorregadias. Nesses dias, o ideal é sair de casa com um bom casaco impermeável (e que tenha capuz!) e botas com sola de borracha - há quem prefira tênis, mas eu sempre acho que molha o pé, além de comprometer o visual. Nem pense em levar guarda-chuva: o jeito é colocar o capuz e encarar a neve. Luvas são fundamentais também. Eu gosto das de couro e forradas por dentro.

Aí é só aproveitar o silêncio da rua e a beleza da paisagem coberta no primeiro dia de neve. Adoro inverno. Há um quê de mágica nos flurries caindo do céu e uma sensação de tranquilidade que a neve deixa na cidade, uma atmosfera reflexiva, calma. Cada lugar em que se entra, sejam lojas ou restaurantes, traz um alívio do calor, não apenas físico, mas humano.


Depois disso, é só lama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário