terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

pout-pourri

como falta tempo para escrever o quanto eu gostaria, vou passar por alguns dos pontos que ganharam estrelas no meu Google Reader essa semana.

1) O portal NYTimes anunciou que vai lançar o site The Local East Village em parceria com a New York University. Prevista para entrar no ar no outono deles, a página terá o conteúdo desenvolvido por alunos da universidade, dando continuidade ao projeto de notícias locais que já inclui o The Local Brooklyn . A ideia do jornal é ampliar a rede de colaboradores e, para isso, investem em disseminadores de opinião, ou seja: quem melhor para falar de uma região do que aqueles que lá vivem?

Para alguns, esse é o futuro do jornalismo - colaborativo e regionalizado. Será?

2) Em maio do ano passado, quando ninguém ainda falava em iPad, contei para vocês que a Amazon tinha acabado de lançar o Kindle DX, uma nova versão do leitor digital cujo principal objetivo era atender às demandas de estudantes universitários. Agora, começam a surgir os primeiros resultados dos projetos piloto com as faculdades de Princeton, Case Western Reserve University e Darden School of Business. No geral, os professores acharam que os alunos ainda não consideram a ferramenta para anotações satisfatória e a dificuldade de visualizar várias páginas ao mesmo tempo (lembre da cena: aluno na biblioteca com cinco livros abertos) também pesou. Alguns se adaptaram com mais facilidade e reconheceram a importância do aparelho para o meio ambiente, em contrapartida ao uso excessivo de papel. Mas a maioria aproveitou mais o Kindle para leituras de lazer.

Uma surpresa para os que previam que os e-readers seriam adotados, em primeiro lugar, para educação. Eu inclusive.

3) Esta deu no Publishnews. A Veja criou um aplicativo, o Veja Meus Livros, que já pode ser usado via Orkut e estará disponível, em breve, também para o Facebook. É uma ferramenta que permite aos internautas compartilhar com outros usuários que livros que estão lendo, organizar suas leituras, fazer comentários sobre os livros e ainda ler as resenhas da Veja. Segundo o portal, em apenas 15 dias a novidade conquistou 17 mil adeptos. A iniciativa tem apoio da Livraria Cultura, que permite também a compra dos livros escolhidos, para quem quiser.

A favor, eles têm o fato de não quererem "competir" com outras redes sociais, como já fez o Skoob e O Livreiro, ambos sem muito sucesso. Ao contrário, a Veja está se unindo aos gigantes Orkut e Fb para atrair o público. Acho que o caminho é mesmo esse.

E, para finalizar, já que isto é um pout-pourri agradeço profundamente a paciência e colaboração da Carla Vorsatz, minha revisora, professora e consultora para assuntos diversos, aka, "Mom".

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