quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

o turco


novo encantamento literário: o turco Orhan Pamuk. E que turco. Pamuk tem na estante e no bolso nada menos do que um Prêmio Nobel (2006) e o Dublin Literary Award (2003). A Academia Sueca justificou os méritos do autor com a seguinte frase: "Em busca da alma melancólica da sua cidade natal, Pamuk encontrou novos símbolos para retratar o choque e o cruzamento de culturas".


Parece que ele tem alguns belos títulos como O livro negro, O meu nome é vermelho e o best-seller Neve. Resolvi começar por Istambul - cidade e memória e estou sendo positivamente supreendida. Meu lado jornalista adora a combinação de fantasia e realidade que alguns autores fazem tão bem. Além disso, o livro permite uma verdadeira viagem à Turquia, um dos países que gostaria muito de conhecer.


E vocês, caros amigos, já leram algum romance do Pamuk?

4 comentários:

  1. Já, é um belíssimo autor. Li "Neve" dele. E estou para ler o que você está lendo e gostando.
    Parabéns pela descoberta.
    Abraços
    Luzia Brasil

    ResponderExcluir
  2. ótimo! estou animadíssima com Istambul, quem sabe depois não descubro os outros títulos.

    ResponderExcluir
  3. Reparo agora que vc está lendo Na Colonia Penal - acho esse o maior livro do século XX. Nas miradas páginas está tudo sobre a nossa civilização. Depois que terminei (pela 4ª ou 5ª vez), senti que não precisava ler mais nada. Tudo me parece agora acessório, elementar e fútil.

    ResponderExcluir
  4. The Art of Travel, dei uma olhada na livraria mas não levei. Fora as de Guliver, prefiro minhas próprias viagens. Mas um livrinho me fascinou sobre o tema: Voyage autour de ma chambre, Xavier de Maistre. Acho que o Machado de Assis sacou o lance de capítulos curtinhos com o Xavier.

    afinal, viajem? ou viagem? - há uma diferença, mas sei lá qual é o caso pra uma e pra outra. Coisas inúteis da "última flor do Lácio" :-[]

    ResponderExcluir