sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

novos tempos

nessa semana, mais uma vez, são paulo sucumbiu à força das chuvas. a cidade mais rica da américa latina parece indefesa perto da força da natureza. as cenas de pessoas ilhadas, cercadas por um mar de carros ou de água, se repetem na televisão. os recordes se superam. a primeira década do terceiro milênio foi também a mais quente. este janeiro já é o mais chuvoso dos últimos 60 anos.
sinal dos tempos. das heranças que deixamos para as próximas gerações depois de anos e anos de exploração ambiental.
segundo especialistas, as previsões econômicas são melhores do que as climáticas. a china deve chegar à condição de segunda economia mais forte do mundo ainda este ano. o brasil, por sua vez, pode chegar ao quinto lugar nos próximos.
sinal dos tempos. países outrora subdesenvolvidos são a grande esperança de uma economia globalizada. olhos que há poucas décadas não viam nada em nosso país que não fossem bananas, ou carmem miranda, hoje brilham diante do inegável.
e, para completar, o ny times, jornal mais influente do mundo, anunciou que passará a cobrar por seu conteúdo online - até então gratuito - a partir de 2011. cada usuário terá acesso grátis a um certo número de artigos, a partir de quando passará a pagar. o modelo misto de cobrança tem como objetivo se adequar às previsões pessimistas para o mercado ao mesmo tempo que não assusta os internautas mais cautelosos.
estamos mesmo vivendo novos tempos. e, como todos os anteriores, será um tempo de muitas dores, mas também muitas delícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário