sexta-feira, 2 de outubro de 2009

7 dias

A semana foi agitada. Teve onda gigante, mini tartaruga, lançamento de novos veículos, terremoto, premiação de comunicação e eleição de olimpíada. Ufa, cansou? Eu também. E acredite: tudo isso aconteceu em apenas sete dias.

A imprensa foi protagonista do agito. Nos bastidores, os lançamentos do Portal R7 e do jornal Brasil Econômico deram o que falar, inclusive aqui no blog. Na terça-feira, foi dia de Prêmio Comunique-se, o mais relevante do setor. Saíram do CredicarHall de prêmio em punho aqueles velhos conhecidos, Monica Bergamo, Luis Fernando Veríssimo e Artur Xexéo, e outros nomes expoentes do jornalismo brasileiro como Marcelo Tas, Tadeu Schmidt e Renata Vasconcellos.

Já nas capas de jornais, páginas da internet e mídias sociais, estavam as catástrofes naturais, cujas dimensões não alcançaram o Tsunami de 2004, por sorte, mas fizeram seus estragos. O mercado editorial também ficou eufórico com a divulgação dos vencedores do Prêmio Jabuti 2009. Na categoria Romance, não teve pra ninguém - deu Companhia das Letras em 1º, 2º e 3º lugares, com Moacyr Scliar encabeçando a lista. Mas o prêmio é abrangente, e deu para (quase) todo mundo tirar uma casquinha. Cosac Naify, Editora 34, Planeta e até a Record levaram jabutizinhos para casa. Não houve sinal da Rocco, nem Ediouro e Sextante. Os grandes vencedores, Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção, serão anunciados apenas dia 4 de novembro, na cerimônia oficial.

Mas a verdade é que o brasileiro não deu muita bola para nada disso, porque o grande evento da semana só aconteceria ao meio-dia desta sexta-feira, quando o COI escolheu a cidade para sediar as Olimpíadas de 2016. Corria pela mídia que as favoritas eram Rio e Chicago, e vale lembrar que esta última tinha a seu lado o casal-do-momento Barack e Michelle Obama, ambos originários da cidade. Apesar dos moradores de Chicago, em sua maioria, não apoiarem a candidatura da cidade, o país investiu pesado na campanha e até a Oprah foi parar em Copenhague para defender sua terra - ela também é de lá. Mas Brasil foi de Lula, Pelé e Paulo Coelho (!) e voltou vencedor. De manhã cedo, nosso presidente que não é nem de perto tão elegante ou eloquente quanto o deles, fez um discurso de emocionar até os mais incrédulos como eu (veja aqui). E assim, quando ninguém esperava, Chicago foi eliminada logo na primeira rodada de votos: a decisão ficara entre Rio e Madri. O resultado, todos já sabem. E a festa, mal começou.

Se de fato o Brasil está preparado para sediar uma Copa do Mundo (2014) e uma Olimpíada (2016), poucos temos conhecimento de causa para saber. Mas se aprendemos uma mesma lição com Lula e com Obama é que esperança é a última que morre. E assim, por conta dela, ficam meus votos para que nossa Cidade Maravilhosa saia desse evento ainda mais bonita, mais bem tratada, e mais bem vista.


Afinal, nós podemos. Certo, Obama?

2 comentários:

  1. Certíssimo, Anaik!
    bjs
    os cariocas.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo e preciso, Anaik. Não temos como saber se estamos preparados ou não. Só nos resta torcer e cobrar que o dinheiro que será injetado em nossa cidade seja bem aplicado, que renda não só frutos para as Olimpíadas, mas para a cidade. Um legado justo e maravilhoso.

    ResponderExcluir