sexta-feira, 25 de setembro de 2009

prima de quem?

São Paulo, 25 de setembro, 7h30, 13ºC. O quarto dia da Primavera começou na capital paulista como os outros três: frio e chuvoso.


Durante a semana toda, não falou-se de outra coisa no Twitter, Facebook e nos blogs, mais conhecidos como os atuais elevadores, corredores e pontos-de-ônibus, claro. Mas por que diabos esperamos tanto a chegada da Primavera? Flores desabrochantes em belas árvores não é coisa que se veja na cidade cinza em estação nenhuma. Também não faz o maior dos calores, tampouco para de chover - pelo contrário, normalmente até chove mais do que no Inverno.


A ausência da Primavera, assim como o Dia Mundial sem Carro, é o respiro da opinião pública. É debaixo desses temas comuns e 'leves' que nos escondemos dos insistentes corrupção, crise econômica, assassinatos, política, acidentes... falar de como a Primavera não chegou nos dá a breve sensação de que esse é o maior de nossos problemas e, assim, faz a vida parecer mais fácil. Em uma sociedade que até comida é pauta negativa - basta ver as capas da Veja, Época, IstoÉ e afins -, falar do tempo é o recurso primo de puxar assunto quando estamos na companhia de estranhos e ficamos sem graça. É um escape.


Por isso, abrace a chegada da Primavera, xingue São Pedro, reclame do frio, comente com os amigos e comemore quando o sol e o calor finalmente chegarem. Ao menos é mais barato do que terapia...

3 comentários:

  1. Já aqui no Rio nós comemoramos a chegada da primavera porque, ela não traz apenas as flores imaginárias desta país com estações pouco definidas... a primavera coincide com o início dos ensaios das escolas de samba, da alta temporada das praias, do horário de verão... Ou seja, o ser carioca!

    ResponderExcluir
  2. Boa crônica, Anaik. Digo mais: acho que esperamos a Primavera por enxergá-la como um rito de passagem, uma tranformação ou renovação. É como esperar a virada do ano, e ter a esperança que tudo recomeça a partir daí.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Está afiada, hein? Boa crônica.
    Beijos,
    prima Vera

    ResponderExcluir