domingo, 21 de junho de 2009

papo

Correria danada, pouquíssimo tempo para postar. O pouco que resta tenho dedicado ao Gay Talese, cujo livro, Vida de escritor, tem me conquistado mais e mais. O cara é muito fera.
Aliás, há pouco passei pelos capítulos que ele dedica à luta contra a segregação racial nos Estados Unidos encabeçada por Martin Luter King Jr. na década de 1960. Conduzido pelos anos que viveu no Alabama durante a faculdade, Talese amarra os fios entre a pobreza reinante no sul do país após a Guerra de Secessão, cem anos antes, e a relação entre brancos e negros estagnada dos discursos do governador ao sistema Judiciário. As manifestações pacíficas e militantes a favor dos direitos negros - tão básicos quanto o direito ao voto - culminam na passeata até Montgomery que levou de volta, anos depois, o jornalista já como repórter do The New York Times, ao mesmo estado, mas de posse de outro senso crítico. Todos os microepisódios que precederam a marcha, recebem de Talese tanta ou mais atenção que o momento histórico, nos provando sorrateiramente como a história é de fato produzida no cotidiano. Eu, com o livro no colo apenas 40 e poucos anos mais tarde, me pergunto o que teria esse jornalista agora a dizer sobre o fato destas mesmas pessoas viverem em um país cujo presidente é negro. Espero que na Flip ele nos dê uma canja.
Gostaria muito de saber de vocês o que andam lendo! Coisas boas?

2 comentários:

  1. acabo de ler "Indignação", de Philip Roth. Belo livro! É sempre o mesmo Roth, com sua extraordinária potência narrativa, que me fez sua leitora desde o "Complexo de Portnoy."
    bjs da carioca

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo dois livros ao mesmo tempo. Quarto de menina, da Livia (que ainda não havia lido) e Outra vida, do Rodrigo Lacerda. Esse último já posso dizer, pois estou nas últimas 10 páginas: muito bom.
    Bjs
    Ana Cristina

    ResponderExcluir