terça-feira, 7 de maio de 2013

apaixonando-se pela cidade

nesse tempo que moro em Sp, vi muita gente ir e vir. amigos do Rio que vieram, amigos que voltaram, amigos que fiz aqui e foram morar fora, ou voltaram para suas cidades natais. e a migração continua - nos dias de hoje tenho tido a sorte de ver até primas crescendo e experimentando a selva paulistana. agora, uma colega de trabalho e também amiga está no processo de uma possível transferência de Buenos Aires para cá. e como diria minha chefe, nossa missão é faze-la se apaixonar por Sp. 

percebi que, de um jeito ou de outro, sempre assumi esse papel com as dezenas de pessoas a quem conheci durante a adaptação. não que eu tenha me apaixonado tão facilmente assim, mas por alguma razão sempre fui mais receptiva ao novo, e foi assim também com a nova cidade. Sp me conquistou aos poucos, devagarzinho, mas atualmente me vejo morando em pouquíssimos outros lugares fora daqui. adoro ter vários debates por e-mail com minhas amigas a cada quinta-feira, quando saímos juntas, apenas para decidir o destino. são tantas opções, tantos estilos, que fica até difícil (mas delicioso) escolher. também adoro que já tenha visto esse mesmo grupo se transformar ao longo dos anos, enquanto umas iam embora, as outras sempre acolheram as que chegavam. adoro ir ao show do The Killers em um final de semana, assistir o Rei Leão (musical da Broadway) no seguinte, não conseguir ingresso para a exposição de Game of Thrones e conhecer um restaurante novo a todo momento. sobretudo, gosto da relação que você tem com a cidade, para o bem ou para o mal. ela existe, você faz parte dela e está ciente disso a todo momento. no Rio, como bem me colocaram outro dia, a sensação é de um cenário. o Rio é lindo, está lá, mas o carioca não se relaciona com a cidade - ele apenas vive nela, feliz e desapercebido, até o dia em que se muda. 

acho que Sp muda você, para sempre. muito antes de vir pra cá, lembro de uma moça que trabalhava comigo contar de sua experiência por seis anos aqui. ela era do Sul e passou uma temporada paulistana antes de ir para o Rio: foram os anos em que estive mais branca, bêbada e gorda, mas mais feliz

como toda grande cidade, Sp não é feita de um grande grupo, mas de vários pequenos nichos. é preciso encontrar o seu cantinho e se deixar... apaixonar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário