quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

de onde você é?



já reparou como quase ninguém que você conhece em nova york é de fato novaiorquino? a mesma dificuldade existe para encontrar um paulistano - veja bem, não paulista - em Sp. mas no rio a realidade é completamente diferente. me lembro de pouquíssimas pessoas de fora do estado no colégio, na faculdade e até nas empresas por onde passei. para nós, cariocas, essa vida em roaming não é tão comum como pode parecer. talvez por isso um episódio recente tenha me marcado tanto. semana passada, durante minha estada em ny, estava em uma loja experimentando alguma coisa quando a vendedora, estranhando o sotaque, perguntou o famoso - where are you from. 

há poucos anos, minha resposta teria sido simplesmente Brasil, mas ultimamente isso não é mais suficiente para os gringos. eles querem saber de onde neste tal país-que-está-na-moda, portanto, me acostumei a responder direto a cidade - Rio - e receber um grande sorriso de volta. só que nesse dia, compenetrada no vestido que estava prestes à provar, aleatoriamente - e para completo choque das minhas duas amigas cariocas - saiu São Paulo. antes que vocês me julguem, pensem se os moradores de ny não respondem que são... de ny. mesmo que não originalmente. pois eu moro há cinco anos em Sp, minha casa é aqui, meu trabalho é aqui, meu voo pousa em guarulhos. será mesmo que é tão estranho assim ter respondido isso? talvez não. mas que foi uma surpresa, ah, isso foi.


Um comentário:

  1. Sem querer elas tiveram ciúme de voce ter virado um pouco paulistana. Os cariocas não são cariocas porque vivem no Rio, são cariocas porque "existem" cariocas. rsrss...that's the question!

    ResponderExcluir