quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

a saga das passagens aéreas

hoje passei pelo que todo carioca morando em Sp teme: precisei comprar uma passagem para o Rio de última hora e constatei o que há muito já sabia - poucas coisas tão abusivamente caras. a ida e volta, fora dos horários de pico, não estava por menos de 800 reais. nenhum trecho da viagem que estou programando para a europa - nota: entre países diferentes - custou sequer metade disso. 

acho que nunca vou entender exatamente como o preço dessas passagens é determinado. já tive que trocar de voo e encontrei o avião quase vazio quando a cia cobrava pequenas fortunas por aquelas  passagens restantes. não seria mais lógico fazer uma promoção-relâmpago e ocupar aqueles assentos? também já paguei multas altíssimas e outras vezes não paguei nenhum centavo para fazer mudanças de passagem. isso sem contar que a antecipação de voos no próprio aeroporto não segue critério algum. corrigindo: segue o bom-humor do atendente. somos todos reféns da Gol e da TAM e não há nada que possamos fazer a respeito, pelo menos enquanto o lendário trem-bala não sai do papel. mas depois de alguns anos de luta, você aprende algumas coisas:

* antecedência é tudo. quanto antes você comprar a passagem, mais chance tem de conseguir um bom preço.

* antecedência é uma droga. você compra passagem para dali a dois meses, os planos mudam, e você fica preso a mil taxas de remarcação.

* quando tiver promoção boa, compre alguma passagem - qualquer uma. vale ter no calendário umas datas importantes - aniversários, casamentos - e já comprar pra essas datas. feriados também. todo carioca em roaming que se preze tem uma planilha.

* as passagens compradas na promoção são as piores. têm sempre as mais altas taxas de troca e os piores reembolsos.

* dá pra comprar as passagens descasadas - uma ida com a volta de outra, mas é pode ser bem confuso. mais um uso para a tal planilha.

* voar para/do galeão não é tão ruim. se o preço estiver melhor, pode valer a pena. Guarulhos nunca vale a pena.

agora, se, em último caso, você tiver que comprar passagem na véspera por uma emergência qualquer, prepare o cartão de crédito ou recorra às milhas, porque não tem jeito. o pior é que as expectativas não são lá muito animadoras. e imagina na copa....



Nenhum comentário:

Postar um comentário