domingo, 6 de janeiro de 2013

o que você deveria saber sobre: Pipa, RN

a Praia da Pipa é um destino comum para quem visita Natal, no Rio Grande do Norte. a pouco mais de uma hora da capital, a região atrai turistas por sua beleza natural. aqui, minhas impressões e algumas dicas, depois de passar uma semana por lá:

há muitas praias para explorar - e são lindas. esqueça a praia do centro, como é chamada a própria Praia da Pipa. nas redondezas as praias são limpas, mais vazias e imperdíveis. conheci - e adorei, nesta ordem: Baía dos Golfinhos, Barra do Cunhaú, Praia das Minas, Praia do Madeiro, Praia do Amor, Tibaú do Sul.

vale a pena acordar cedo. a Baía dos Golfinhos, praia que fica a uma breve caminhada do centro, é conhecida pelos muitos golfinhos que nadam desinibidos por lá. mas nem tão desinibidos assim. uma vez que as escunas, barcos e turistas enchem o mar, eles batem em retirada. então quanto mais cedo chegar, mais chance de ver os bichinhos. nós tivemos a sorte de, ainda com a praia vazia, ver vários.

decore os horários das marés. acredite, não é papo de pescador: em Pipa, isso importa. por causa das falésias, os acessos às praias são via outras praias - o que depende da maré baixa para passar pelas pedras - ou pelas escadarias. mas em alguns casos, o único acesso é mesmo via areia, então vale ficar de olho. a janela são as três horas anteriores e posteriores ao horário da maré baixa.

deixe o cartão de crédito em casa - e leve dinheiro em espécie. quase lugar nenhum - mesmo os mais fancy - aceitam cartões e é uma verdadeira epopeia conseguir sacar dinheiro por lá. caixa do Itaú, por exemplo, não existe, nem banco 24 horas. e os únicos bancos estavam sem dinheiro. fomos salvos pelo bom e velho talão de cheques.

dá para comer muito bem. meus restaurantes favoritos: Aqui, um bistro francês a céu aberto, com uma bela vista; Lampião, onde comemos um camarão delicioso num almoço de fim de tarde; Tapas, um dos mais famosos (e cheios, chegue cedo) da área, que serve, claro, tapas espanholas.

o centrinho fica insuportavelmente cheio. pelo menos essa foi a realidade na semana de reveillon. passar de carro por lá à noite, impossível. a pé, já um belo desafio. mas dá para curtir esses restaurantes nas ruas adjacentes e fugir da muvuca. ou preparar alguma coisa na pousada mesmo.

considerando tudo, Pipa é um gostoso cantinho do Nordeste, que merece ser visitado.

Praia do Madeiro, vista de cima

o acesso à Praia da Mina é a pé, ou com um 4x4

Baia dos Golfinhos

Vista do almoço, no Lampião


Barra do Cunhaú, uma praia quase deserta

Um comentário: