sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

já é verão em Sp

não sei dizer se de fato as temperaturas têm andado mais altas, ou se eu já moro em Sp há tempo suficiente para ter esquecido o que é calor de verdade. o fato é que essa cidade anda tão quente que, pela primeira vez em cinco anos, estou de fato considerando comprar um ar condicionado. 

você sabe que o verão chegou em Sp quando as manhãs começam com aquela névoa branca que anuncia um dia de calor e, aos poucos vai se dissipando, dando lugar a um céu azul e uma sensação de sauna seca. aí, lá pelas quatro, cinco da tarde, como se o trânsito já não fosse confuso o suficiente, o dia vira noite e a tempestade traz temperaturas mais amenas. mas por alguma razão, este ano as noites não têm ficado mais frescas, o que me faz quase sentir, por alguns momentos, de volta no Rio. 

isso dura só o tempo suficiente de lembrar como é o verão carioca. daqueles dias em que você mal consegue andar da sua cadeira de praia até o mar sem queimar os pés, ou quando você deixa o ar ligado no quarto para conseguir se vestir depois do banho sem suar. daquelas semanas que você passa inteirinhas sem conseguir vestir uma calça jeans, ou comendo só coisas leves porque seu corpo não parece capaz de digerir nada além disso. 

e assim, um pouco mais quente do que o normal, vai começando o meu quinto verão paulistano. e há cinco coisas que aprendi sobre eles:
  • a ponte-aérea fica insuportável - e cara. com essas pancadas de chuva no final do dia, Congonhas fecha, os voos atrasam e a viagem de 45 minutos pode levar 3 horas. ah. e é bom você já ter comprado as passagens até o Carnaval se não quiser pagar preços abusivos. 
  • nunca guarde seus casacos (ou "blusas", em paulistês) lá em cima do armário. quando você menos espera, no meio de janeiro, uma frente fria é capaz de levar as temperaturas para 15 graus. 
  • assuma o lado paulistano que existe em você e desça para a praia. mas faça isso depois das 23h na sexta-feira se não quiser ficar horas no trânsito. 
  • uma chuva de 20 minutos é capaz de provocar alagamentos históricos, verdadeiras correntezas nas ladeiras e, como que em um passe de mágica, logo depois a água desaparece. até hoje não entendi onde ela vai parar.  
  • você vai começar a fazer dietas para o verão e será uma das pessoas a integrar a superpopulação que lota as academias a partir de outubro. acontece que, como no Rio todo final de semana você está na praia e usa vestidos e saias o ano inteiro, sempre achei muito esquisita essa preparação pré-estação. hoje, aderi completamente. 
um bom verão a todos!

28 graus à noite e tempestade todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário