quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um, dois, três, quatro....

4 anos de São Paulo. 3 apartamentos, 4 empresas, 5 invernos, 4 verões, milhares de milhas. Velhos amigos na nova cidade, novos amigos na cidade que já não é mais tão novidade assim. Horas no trânsito, horas nos bares e restaurantes. Litros de chuva e baixíssima umidade.

Aí tem aqueles momentos cruciais: quando você fala "casa" e quer dizer São Paulo. Quando você pesquisa passagem aérea com ida e volta por Guarulhos. Quando você esquece qualquer CEP que começava com 22, ou telefones com 21. E tem aqueles momentos de tanta saudade: do sábado na praia. das havaianas. do inverno a 20 graus.

Tem aquela terça-feira que você resolve sair e voltar 1h da manhã, e tudo bem. Mas tem aquele domingo lindo de sol quando você não sabe bem o que fazer. Tem tudo quanto é tipo de carioca: os recém-chegados, os já cansados, os ainda apaixonados, os que voltam e os que ficam, e todos te fazem pensar a que grupo eu vou pertencer?

No meu primeiro ano paulista escrevi que São Paulo é prosa e o Rio é poesia. Talvez o Rio seja o grande caso de amor e São Paulo um casamento. Do outro lado da ponte a vida é fácil, bonita, leve, afinal, você está apaixonado. Por aqui, nem todas as semanas são boas, há dias melhores, outros piores, momentos em que você está feliz e outros quando dá vontade de jogar tudo pro alto. Mas no final das contas, você olha pra trás e pensa o quanto São Paulo te fez bem, o quanto você cresceu e como, talvez,  quem sabe, isso tenha futuro.

3 comentários: