quarta-feira, 28 de março de 2012

Amores infinitos

Amor de amigo não tem início, meio e fim. Você nunca sabe ao certo quando aquela pessoa deixou de ser  só uma vizinha na sala de aula, papo da praia ou a companhia de café no trabalho para se tornar uma das mais importantes na sua vida. Porque amor de amigo é construído assim, devagarinho, sem pressa. No amor romântico, o que importa são os grandes gestos. Sei lá eu se por culpa de Hollywood, como diz o clichê, mas a gente sempre espera as tais provas para sentir que aquilo é real. Já o amor de amigo é feito das pequenas coisas. Do dia que ela te manda uma música boba para alegrar ou topa passar um jantar inteiro discutindo amenidades, quando sabe que, no fundo, tem uma angústia enorme dentro de você. É porque amigo sabe dar espaço. Sabe esperar a hora certa de chegar. Amigo de verdade não pergunta, ouve. Não reclama, justifica. Não cobra, dá.

Amigo não precisa ser igual e sempre pode ser diferente da gente. Mas aos pouquinhos, vocês vão ficando mais parecidos. É uma frase, uma atitude, uma vontade, e pronto, eles já fazem parte de você. Apesar disso, tem amigos que vão ficando pelo caminho. Às vezes falta amor até pros mais amigos, outras vezes eles fazem bobagens e a amizade perde a pureza infantil que lhe faz tão única. E tem aqueles que só vão ficando, atravessam bons e maus momentos, fases de grude e semanas sem saber notícias, quilômetros de distância e multidões. Esses amigos ficam amigos dos seus novos amigos e trazem também os novos amigos que fizeram e assim o amor cresce, porque amor de verdade não divide, multiplica.

Tenho uma amiga que diz não acreditar em pra sempre e normalmente eu concordo, mas sabe, acho que no fundo ela está errada. Esqueceu do amor de amigo quando pensou nisso. Mas tudo bem, nenhum amigo é perfeito.

****

Para meus amores Boo Martins, Carol Martins, Drica Villares, Fabi Fróes e Julinha Lederman. Sempre. 

4 comentários:

  1. Para isso abro minha ÚNICA exceção. E já que to abrindo exceções, cito Beatles: "I will be there, and everywhere. Here, there and everywhere." Mesmo com altos e baixos, com pertos e longes. E obrigada por ser minha exceção.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu to trabalhando meu povo. Não posso ficar chorando no meio dessa gente séria. Amo muito muito muito.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já que a Fabi citou Beatles, eu vou de James: "Winter, spring, summer, or fall,
    All you got to do is call
    And I'll be there, yeah, yeah, yeah.
    You've got a friend" Luv ya!!!

    ResponderExcluir
  4. Arrepiei!
    ADORO demaisss!! :)
    Bjs

    ResponderExcluir