domingo, 9 de janeiro de 2011

Arquivo virtual

Como organizar as leituras virtuais? São milhares de sites, blogs, portais, e-mails interessantes que passam diante de nossos olhos grudados na tela. Há quem tenha criado uma rotina para acessar certos sites com uma frequência tal ou em certo momento do dia. Eu ainda não cheguei lá. O conteúdo é vasto, as opções são infinitas e minhas preferências também. Em alguns dias, estou atrás de ideias sobre minha área de trabalho, outros procuro informações sobre novas tecnologias ou até críticas de livros, filmes. Diria, portanto, que minha navegação hoje é inteiramente anárquica. Claro que tenho alguns sites salvos nos favoritos, outros cujos streems sigo no Twitter/Facebook, o que ajuda a identificar novas entradas, mas, na maior parte do tempo, entro aleatoriamente em links que me chamam atenção em um ou outro canal e dali vou.

Pois bem. Como tantas outras pessoas, vez por outra me deparo com um texto mais extenso, ou que exige uma atenção que não posso dedicar naquele momento - seja por falta de tempo ou vontade - e daí surge a necessidade de criar uma espécie de organizador virtual. Já tentei o Google Reader por um tempo, me inscrevi em dezenas de newsletters e feed de RSS, mas nada disso funcionou muito bem. Apesar de ser uma excelente ferramenta, entrar no Google Reader depois de alguns dias e ver todas aquelas notícias não lidas me deixava angustiada e com uma enorme vontade de clicar em Marcar tudo como lido. No caso das NL e RSS, sempre tive a sensação de estar restrita apenas àqueles sites ou então exagero na quantidade e também não consigo acompanhar.

Agora estou tentando uma nova solução. Fui apresentada ao Instapaper, uma ferramenta bem simples que te permite, com um simples clique, ir salvando as páginas que você quer ler depois. Basta arrastar o ícone Read Later para a barra de favoritos e clicar lá cada vez que estiver diante de um texto que prefira ler em outro momento. Essa seleção você pode acessar de qualquer computador pelo próprio site, através de um login e senha. Simples e fácil de usar, não precisa de instalação. Até o momento tem funcionado bem pra mim.

E você, como se organiza virtualmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário