domingo, 4 de julho de 2010

expectativas

esperança, probabilidade, ou aquilo que nos assola desde a infância, levando, muitas vezes ao divã do analista na vida adulta. os meninos da seleção brasileira, de Gana e do Paraguai são exemplos de como as expectativas que nos são depositadas por outros podem se tornar insuportáveis.

sofremos com o que nossos pais, chefes, maridos, mulheres e amigos esperam de nós. na hora em que bateu uma falta de fora da área, Daniel Alves sentiu em seus ombros as expectativas de 190 milhões. isso serve para explicar porque tantos jogadores profissionais, muito depois de Roberto Baggio, ainda perdem penaltis em jogos decisivos da Copa do Mundo.

falamos de volantes não tão experientes, atacantes machucados, laterais jogando em outra posição. discutimos a importância do futebol arte, ou quando é mais importante ser eficaz. condenamos alguns esquemas táticos e propusemos outros. mas esquecemos de uma coisa fundamental: o fator emocional. quando aqueles onze jogadores entram em campo, muito importa a estabilidade de cada um. não é à toa que os dias pré-jogo chamam-se concentração.

isso ficou bem claro no caso da França. uma das grandes seleções do mundo voltou para casa porque a equipe estava, literalmente, desestruturada. como esperar foco de um time liderado por uma pessoa instável? como manter-se tranquilo quando o técnico surta na lateral do campo, em coletivas com a imprensa, e, não é difícil supor, no vestiário?

Dunga não errou no esquema tático. Talvez tenha tido seus motivos para fazer a escalação que fez e tem meu apoio ao ter defendido sua equipe de uma exposição desnecessária à imprensa. Mas ele perdeu a dignidade quando abandonou o time perdedor em campo. Deveria ter aprendido com nosso colega Diego Maradona um pouco mais sobre liderança.

E que venha 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário