domingo, 11 de julho de 2010

domingos

faz uma semana que não posto aqui no blog. de lá pra cá, algumas coisas aconteceram:

a Espanha acaba de se tornar, pela primeira vez, campeã mundial de futebol. começando como uma das favoritas, ao lado do Brasil, a Fúria perdeu para a Suíça, ganhou jogos por 1x0, mas levou a taça para Madrid. Do lado de cá, nós nos despedimos da primeira Copa do Mundo com Twitter - e que Copa. Nunca foi tão fácil comentar erros de arbitragem, brincar de técnico, criticar narradores. Todos encarnamos, por 30 dias, comentaristas, e é essa a beleza da Web 2.0. O que nos resta agora é imaginar o que vem pela frente em 2014. No mundo da tecnologia, 4 anos parecem 40.

vi meu primeiro filme em blu-ray. sem trailer, com imagem e som perfeitos. descobri que os dvds blu-ray não tem a questão dos conflitos de área (que variam de acordo com o país de origem), mas também que precisamos comprar um cabo hdmi para aproveitar ao máximo esses recursos. acontece que, como tantas outras coisas, esse mero cabinho custa uma fortuna no Brasil! então resta esperar mais alguns meses para importá-lo.

também vi dois filmes maravilhosos, mas nenhum deles em blu-ray. Nos cinemas, O segredo dos seus olhos, vencedor de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2010, é uma obra-prima. Melhor filme que assisti desde o último Tarantino, esse longa argentino é a adaptação de um romance policial humano, político e inesquecível. Ricardo Darín, protagonista, que já conhecíamos de O filho da noiva, brilha, mas, em vários momentos, é ofuscado por seu colega de set, que representa o amigo de seu personagem. A trama do filme começa quando um ex-funcionário público, interpretado por Darín, decide escrever um livro sobre o caso criminal que mais marcou sua carreira e, porque não, o caso de amor. Mais do que isso não pode ser dito, precisa ser visto.

O segundo filme, esse mais delicioso, foi em DVD, Simplesmente complicado. A comédia de humor inteligente e sensível conta a história de uma mulher, Meryl Streep, que em seus cinquenta e poucos anos, se vê tendo um caso com o ex-marido. Depois de um casamento de 20 anos e três filhos, o cara a havia deixado por uma mulher mais nova, com quem se casou. Algum tempo depois, eles se envolvem em um affair nada esperado. De uma maneira muito sutil, o roteiro contesta uma série de clichês vividos pelas famílias modernas sem em nenhum momento perder a mão. Recomendo.

Acabo de começar no Kindle o livro Let the great world spin, de Colum McCann. O autor, cujo livro foi publicado no Brasil pela Record, vem para a Flip desse ano. Ainda preciso avançar mais nas páginas digitais para comentar o romance, mas adianto que trata da década de 1970, uma época em que os americanos sentiam-se frágeis.

Last, but not least, a Exame acaba de publicar sua edição 2010 Melhores & Maiores. O anuário fala sobre as 1000 empresas brasileiras mais importantes para o mercado. A diferença é que, pela primeira vez, acompanha uma versão em inglês. Isso apenas evidencia como o que tem sido feito aqui por nós está atraindo, cada vez mais, atenção de investidores e empresários estrangeiros. Deixo meus parabéns pela Editora Abril por ter notado isso a tempo.

E shosholoza!

Um comentário:

  1. Delícia! Gosto de ambos, mas acho a divisão que o paulistano faz de diversão/trabalho bem mais equilibrada.

    ResponderExcluir