quarta-feira, 28 de julho de 2010

cariocas-paulistanos, paulistas-cariocas

em pouco mais de dois anos, cresceu consideravelmente o número de amigos cariocas que tenho morando em são paulo. o mais impressionante é a capacidade que a gente tem de se encontrar, é quase uma coisa magnética. eles vão surgindo de todas as partes, é o namorado da amiga, a prima do vizinho, o colega de trabalho da cunhada, e, assim, de pouco em pouco, viramos bando. um pequeno refúgio no meio da selva paulistana, que me faz lembrar aqueles bairros tipicamente italianos ou chineses em nova york.

são 45 minutos de voo, cerca de 4 horas de carro e 90 minutos no tal trem-bala que já virou lenda. mas as diferenças existem.

coisas que você deveria saber sobre um carioca:

- são marrentos, bairristas e folgados. podem brigar comigo, mas é verdade. também, como dá para não ser metido quando se teve a sorte de nascer no lugar mais bonito do brasil, que dirá, do mundo?

- você provavelmente conhece alguém que o conhece. dê cinco minutos para dois cariocas: eles vão achar um elemento em comum.

- gostam de ar livre. ficar trancado em casa, no cinema ou restaurante, não é o hábito favorito do carioca. ele precisa sair.

- têm preguiça de trânsito e distância. acredite, 10 km é muuuito longe.

- são descompromissados. o tal "vamos tomar um chope?" provavelmente significa que vocês nunca mais vão se ver, mas fique tranquilo, aquela discussão de ontem por causa do futebol também será esquecida rapidamente.

- niterói não é rio de janeiro.

e as coisas que você deve saber sobre um paulistano:

- sabe a lei do "eu posso falar mal da minha cidade, você, jamais?". se aplica neste caso.

- sobra disposição. se você sair de casa às 6h da manhã ou às 2h da madrugada, vai sempre encontrar alguém da mesma tribo. o paulistano tem tanta disposição para trabalhar quanto para se divertir.

- são exigentes, principalmente consigo mesmo. acredite: um paulistano vai te cobrar na mesma proporção que cobra dele mesmo, o que significa muito.

- fogem de são paulo a qualquer custo nos finais de semana. pode chamar, pra serra, praia, exterior ou interior - o convite será aceito.

- o carro é uma extensão do corpo. salvo raríssimas exceções, o paulistano não sabe viver sem um carro.

- não importa quanto tempo more aqui, você nunca vai conhecer todas as ruas da cidade. ponto.

impressões pessoais ou verdade?

2 comentários:

  1. QUERIDA, ACHO QUE VOCÊ ENTENDE MUITO BEM OS CARIOCAS E PAULISTAS!!! É BEM ISSO MESMO...PALAVRA DE UMA PESSOA MEIO CARIOCA, MEIO PAULISTA..
    RITA

    ResponderExcluir
  2. Tb sou um carioca em SP, há pouco mais de 4 anos, e cheguei a conclusões bem parecidas!:)
    Dá uma olhada na crônica que escrevi em 2007, às vésperas de completar um aninho na terra da garoa:
    http://paulopu.wordpress.com/2010/02/10/os-cariocas-cagam-e-os-paulistas-andam/
    Abs,
    P.

    ResponderExcluir