sexta-feira, 14 de maio de 2010

você tem 1 nova mensagem


o último post da Amy Mengel levanta a questão que não sai da minha cabeça: como escrever o assunto do e-mail de maneira atrativa e coerente com a mensagem? fazendo uma estimativa, mando, em média, 60 e-mails por dia e recebo outros 80. imagino que algumas pessoas recebam muito mais. então, como garantir que o meu e-mail será lido, supondo que o destinatário não me conheça?

o assunto precisa ser curto. como bem lembrado pela Amy, algo em torno de 40-50 caracteres, ou seja, 1/3 de um post do Twitter. o que significa dizer que você tem meia dúzia de palavras para convencer a pessoa sentada em frente a um outlook pipocando novas mensagens a ler a sua. na prática, é mais um sintoma de como as novas tecnologias têm afetado a forma de nos comunicarmos e, principalmente, de escrever. lembra das redações de colégio, que precisavam ter quatro parágrafos, introdução, desenvolvimento e conclusão? se naquela época já era difícil escolher o título, agora ficou ainda mais. a palavra da vez é concisão. o seu interlocutor tem tanto ou menos tempo do que você, e provavelmente não espera uma redação de vestibular. ele quer saber:

1) quem é o remetente e porque deveria lhe dar atenção
2) o conteúdo do e-mail é relevante?
3) exige resposta e/ou ação imediata?

mais de uma vez ouvi executivos dizerem que não leem e-mails maiores do que cinco linhas - isso mesmo, cinco. para os verborrágicos de plantão, isso significa dizer adaptem-se. precisamos passar a pensar mais em nossos destinatários ao escrever a mensagem, não apenas o assunto, mas todo o conteúdo do e-mail. sem esquecer, claro, de que atualmente e-mail é documento. uma vez digitado e enviado, você está assinando aquilo, então vale a pena refletir também até que ponto estamos dispostos a abrir mão da coerência.

3 comentários:

  1. A poda é eficaz na escrita. O poeta Drummond já dizia: "Escrever é cortar palavras."

    bjs
    Livia Garcia-Roza

    ResponderExcluir
  2. eu creio que a pessoa chamada de ANÔNIMA está com razão..." Escrever é cortar palavras"...parafraseando Drumond..
    Abraços fratenos da Helenita Coelho

    ResponderExcluir
  3. ELENITA EU NÃO CREIO Q SER CHQAMADO D ANONIMO ESTA COM RAZÃO

    ResponderExcluir