terça-feira, 23 de março de 2010

circo midiático

um verdadeiro circo, é o que a imprensa está fazendo com a cobertura do julgamento do casal nardoni. para quem esteve fora da galáxia nos últimos dois anos, trata-se do pai e madrasta da menina isabella, acusados de matá-la.

já sabemos que a mídia gosta de exaurir cada assunto polêmico - nessas horas, até os veículos "sérios" viram tabloide. mas, no caso isabella, desde o início foi assim. até entrevista exclusiva para o fantástico o casal deu, em uma última tentativa de convencer a opinião pública de sua inocência. a mulher chorava e dizia o quanto a enteada gostava dela e "desenhava coraçoezinhos no espelho embaçado do banheiro", e o pai se dizia indignado com a suposição de que teria, vejam só, defenestrado a própria filha. as suspeitas cresceram e os dois estão detidos desde então, mas foi apenas ontem que começou o júri popular ao qual estão sendo submetidos, e, junto, a festa da imprensa.

todos os principais veículos estão cobrindo o caso passo-a-passo. a folha de s. paulo estampava na primeira página de hoje detalhes do depoimento da mãe de isabella, testemunha de acusação. o globo até acompanhamento em tempo real pelo twitter está fazendo. já a globo news passa o dia inteiro falando sobre o assunto: são imagens ao vivo do tribunal, entrevista com pessoas ligadas à família, mesas-redondas com especialistas, matérias sobre casos semelhantes acontecidos no passado e por aí vai.

o caso se tornou o bode expiatório do sistema judiciário brasileiro. quem disse que não há justiça por aqui? corrupção, roubo, latrocínio, tráfico de drogas, violência e até chá de santo daime vá lá, mas matar criancinha é coisa de bicho-papão.

e o pior é que a mídia comprou a falácia.

Um comentário:

  1. Concordo inteiramente com o seu ponto de vista. Lúcido e corajoso.

    Abraço

    Sonia Maria Magalhães

    ResponderExcluir