quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

questão de hábito

nosso querido Zuenir Ventura, jornalista e autor, escreveu hoje sobre o problema da leitura no Brasil. para tentar justificar os 70 milhões de brasileiros que (ainda) não leem, Zuzu levantou um ponto importante: a lista antiquada e nada atraente dos livros paradidáticos impostos pelas escolas. Ou seja, exatamente no momento de apresentar a leitura para o jovem e estimular o incipiente hábito, os professores acabam por afungentá-los de vez, direto para as telas dos computadores e consoles de videogames. Veja o artigo na íntegra aqui.


enquanto isso, nos EUA (para não dizer que falamos de Europa), nada menos do que três quartos dos adultos elegeram o livro em primeiro lugar, quando perguntados sobre o que os seduzia a gastar mais dinheiro. com apenas 11% dos votos, jantar fora veio em segundo lugar, seguido por compras (7%) e viagens (4%). empolgante. não é à toa que lá, as discussões em torno dos livros digitais já estão em pleno vapor. é como se as populações norte-americana e europeia estivessem em um segundo patamar. o hábito da leitura fora consolidado, agora é uma questão de forma.


por aqui, se de um lado vemos atitudes na contra-mão, como o caso dos livros eleitos pelos professores apontado por Zuenir, de outro, iniciativas como a Biblioteca de São Paulo, que citei no post de ontem, seguem no caminho certo. sim, o Brasil está crescendo e, claro se modernizando. sem dúvida precisamos acompanhar as tendências mundiais. afinal, já são mais de 30 milhões de internautas. mas precisamos fazer o feijão-com-arroz. apostar em projetos que incentivem não apenas a leitura, mas o acesso à cultura de uma forma mais ampla. que nossos jovens naveguem, mas que enxerguem na imensidão da web, novas oportunidades. a Biblioteca Britânica, por exemplo, que já disponibiliza títulos de seu acervo em seu site, anunciou que vai oferecer 65 mil livros para downloads gratuitos. entre eles, clássicos como Charles Dickens e James Joyce.


se você não é pai, nem mãe, muito menos professor de ensino fundamental, lembre-se que este é um ano de eleição. vamos conhecer melhor as ideias dos políticos para fomento à leitura e apostar na cultura e educação como ferramentas de crescimento para o nosso país.


3 comentários:

  1. Bons ventos conduzam suas palavras aos quatro cantos do nosso Brasil.

    Que haja eco!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Acho que é por aí, repetir à exaustão pra ver se um dia a coisa vai...
    Parabéns!
    Ana Laura

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! Obrigada pelo apoio e bom carnaval!

    ResponderExcluir