sexta-feira, 4 de setembro de 2009

são paulo é prosa, rio é poesia...

faz mais de um ano que moro em são paulo. e faz exatamente o mesmo tempo que escuto a mesma pergunta impossível: rio ou são paulo?

digo impossível para mim, porque para muita gente deve ser facílimo escolher. para mim, o rio é história, são paulo é novidade. o rio é alegria, são paulo é oportunidade. o rio é família, são paulo, independência. o rio é beleza, são paulo é cultura. no rio, pouco é muito, em são paulo, tudo é pouco.

nos momentos de nostalgia, lembro que no rio tudo sobra... sobra espaço, sobram sorrisos, sobra tempo, sobra simpatia. em são paulo falta horizonte, falta leveza, falta flexibilidade, às vezes, falta ar. é fácil ser carioca, muito fácil. ser carioca nascido na zona sul então, moleza! calce suas havaianas, pegue a primeira bolsa-brinde de uma livraria charmosinha, e chame seus amigos para a praia. ou melhor: não precisa chamar, aparece lá, naquele mesmo lugar de sempre, e encontre as pessoas de sempre. pegue a mesma cadeira de praia, na mesma barraquinha. encontre aquele flanelinha que te cobra os olhos da cara, ou o cara que te vende o coco quente, mas nada importa porque é o mesmo flanelinha e o mesmo cara do coco quente. depois vá à pé comer alguma coisa - carro para quê? -, emende no choppinho, que pode não estar na capa de nenhuma Veja, mas é brahma, está perfeito.

fazendo isso você gastou quase nada, mas aproveitou muito. relaxou. descansou. pisou na areia. quem sabe explicar sensação igual a um mergulho no mar?

já em são paulo, se você quiser se divertir, ah, tá cheio de gente disposto a te levar. paulistano gosta de sair e gosta mesmo. seja minimamente sociável e você terá companhia de segunda a segunda, literalmente. tem sempre uma figura querendo te levar para comer "a melhor coxinha de são paulo", logo ali depois da "melhor caipirinha de kiwi", tudo isso para terminar no "melhor lanche de fim de noite". o paulistano aprendeu a ser anfitrião, e está disposto a te receber, de braços abertos, como o redentor. tem mais: aqui ninguém faz cara de você-só-pode-estar-brincando se, com vinte e poucos anos, você chama os amigos para ir à Pinacoteca ver a exposição do Matisse. se nova york nunca dorme, tampouco dorme são paulo. aliás, são paulo no máximo tira uma soneca, porque dormir exige tempo, e tempo, você sabe, é dinheiro.

se tem uma coisa que pode resumir meu primeiro ano de são paulo, é dizer que, aqui, você cresce. você cresce porque são paulo te faz querer mais, te faz querer ser melhor. de repente você acha que todo mundo está mais bem preparado, trabalha mais, tem mais. e você quer ser assim também, mais - e melhor.

mas, se são paulo te faz querer viver mais, o rio te faz querer viver pra sempre...


bom feriado!

40 comentários:

  1. Que beleza, Anaik, parabéns! E o final é brilhante!
    Beijos
    Livia Garcia-Roza

    ResponderExcluir
  2. O que nos leva à questão: por qual a razão de ter que escolher entre uma e outra? De onde vem esta mania de ou isso ou aquilo? O que é melhor? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que bom que podemos conhecer e curtir as duas.

    ResponderExcluir
  3. bah, adorei !!! :)
    beijoca pipoca ..

    ResponderExcluir
  4. Faço das suas as minhas palavras, amei o post, são exatamente todos os meus pensamentos organizados em palavras!

    Bjocas e bom feriado!

    ResponderExcluir
  5. é isso aí, Gui. Repudio essa imposição da escolha constante. Já basta tudo o mais que precisamos escolher - e renunciar - na vida.

    Amo o Rio e aprendi a amar São Paulo.

    Beijos para todos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!!

    E o meu sonho era ser carioca...! Para ter esse jogo de cintura, a desenvoltura e o sotaque do Rio! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. nossa.. fiquei emocionada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Como uma carioca-paulista, digo: perfeito, Anik! Parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Lindíssimo e muito verdadeiro!!
    Bela e emocionante análise!!
    Como uma carioca-paulista a 24 anos, vc falou direto ao meu coração, que para falar a verdade,
    tenho que reconhecer que depois de tanto tempo já é mais paulista.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Naná,

    Muito bom o texto. Mesmo sem ter nunca morado em Sampa, já deu para imaginar como é viver aí. Quem sabe ano que vem não me torno a próxima moradora?! Os trainnes estão vindo aí.

    Beijos Lorena

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu texto, Anaik. É muito bom podermos aprender o melhor que as duas cidades nos oferece. Crescer e Viver !
    Parabéns!
    bjo,
    Claudia Ferrer

    ResponderExcluir
  12. É um texto também de braços abertos, lindo !
    bjs
    Adrianne Ferrer

    ResponderExcluir
  13. Que bonito o seu comentário, Adrianne!
    Bjs
    Livia

    ResponderExcluir
  14. Oi Anaik, o Jorge Ferrer mandou esse texto para mim e assim me apresentou o seu blog. Um presente! Parabéns, seus textos são ótimos.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  15. Olha, faz tempo que não leio um texto tão bom. Passa no Pimenta Na Tela! www.pimentanatela.blogspot.com
    Um abraço e parabéns - postarei algo apontando pro seu texto - comenta por lá! Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada a todos pelos carinhosos comentários e pelas visitas!

    Sejam sempre bem-vindos :)

    Os infelizes comentários feitos durante a cerimônia de abertura da Bienal do Livro, na última quinta-feira, são um claro exemplo da richa boba entre Rio e São Paulo, que, devo admitir, é sobretudo alimentada pelos próprios cariocas.

    Espero, com as minhas melhores palavras, ter podido ofecer um outro ângulo, mais amistoso, que pela receptividade de vocês, percebo ser o de muito mais gente.
    E viva a ponte-aérea!

    ResponderExcluir
  17. Dody,
    o texto tá maravilhoso
    até eu que nasci em São Paulo adorei!!

    ResponderExcluir
  18. Que texto mais lindo. Uma amiga minha achou seu blog e me mandou, porque sou um carioca que acabou de vir para SP. É exatamente como eu me sinto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Anaik,

    Que texto lindo!
    bjs,

    Tiza

    ResponderExcluir
  20. Anaik,
    Que textão!!
    Parabéns,
    Bj do cunhado,
    Felipinho

    ResponderExcluir
  21. cus,
    que belo texto!
    amei!
    beijos com saudades,
    julinha

    ResponderExcluir
  22. Queridos amigos e novos visitantes: muito obrigada pelos comentários! Fico muito feliz que tenham gostado. Voltem sempre.

    ResponderExcluir
  23. Anaik,
    Adorei seu texto! Estou na situação contraria vivendo no Rio há quase três anos e você definiu muito bem as peculiaridades das duas cidades. Gostaria de ter as coisas boas de SP que me fazem falta aqui no Rio aí seria perfeito!
    Beijos sou amiga da Walquiria.

    ResponderExcluir
  24. Anaik fiquei emocionada com seu testo, pois sou paulistana, sempre batalhei muito, mas me rendi aos encantos do Rio! Com a bagagem de SP me dei muito bem na Cidade Maravilhosa! Amo as duas Cidades! Abs.

    ResponderExcluir
  25. lindo texto! Tb sou carioca e moro em Sp há 3 anos e pouco... entendi cada palavra do seu texto! Genial!
    Amo Sp, nao gostaria de voltar para o Rio, mas visitar o Rio, sempre.

    ResponderExcluir
  26. Bárbaro esse texto.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. Sensacional!!!!
    Vou postar no meu facebook, ok? É bom demais, quero que meus amigos leiam!

    ResponderExcluir
  28. esse seu texto me emociona todas as vezes. uma acertada e tanto!
    bj

    lgr

    ResponderExcluir
  29. Anaik, só um autêntico cidadão do mundo poderia descrever duas cidades com tanto carinho. Que poesia certeira, garota! Parabéns =)

    ResponderExcluir
  30. Anaik, só um autêntico cidadão do mundo poderia descrever duas cidades com tanto carinho. Que poesia certeira, garota! Parabéns =)

    ResponderExcluir
  31. É difícil ler um texto que diga forte à emoção sem descambar para um sentimentalismo longe do bom gosto.Esse seu texto é, em primeiro lugar, atraente,por isso nos faz querer lê-lo até o fim.Também é preciso,foca os pontos certos,e tem muita racionalidade sem perder a poesia.Por isso, tão bom. Coisa rara. Adorei. Parabéns! Helena Britto Pereira

    ResponderExcluir
  32. Cada frase foi me levando de volta à minha amada São Paulo, onde morei por 12 anos e ao Rio por onde passei uma época na minha adolescência. Emocionada agradeço cada palavra...que delícia ser brasileira!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Também amei Anaik! Passei anos na Ponte Aérea e ouvindo muito também essa bendita pergunta mas nunca tive essa sua capacidade de escrever da primeira letra ao ponto final exata e maravilhosamente o que é ser carioca e trabalhar em Sampa !
    Parabéns!
    Abs
    Malu Moraes ( irmã do Armando!)

    ResponderExcluir
  34. Adorei o texto .Minas e tudo isso e muito mais//////////

    ResponderExcluir
  35. Bom texto! São Paulo é isso e muito do mais... o Rio eu ainda tenho que provar e seguindo a dica do amigo acima, porque não BH?
    Esse Brasil é grande é variado, eu quero desbrava-lo mais...

    Gilson Alves
    http://gilsonalvess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Texto muito bom, são estilos de vida diferentes, vibes diferentes, sou de Sp mas o Rio pra mim é um sonho !

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir