sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Oprah's book club


Entre em qualquer blog sobre o mercado editorial, ou no Twitter, Amazon, Facebook e o assunto de hoje será um só: a Oprah escolheu o próximo título de seu clube do livro.


E...? E que o Oprah's Book Club tem nada menos do que 2 milhões de leitores. O que significa dizer que, ao escolher um título, Oprah garante à editora a venda dos exemplares na casa dos milhões. Uma verdadeira máquina instantânea de fazer best-seller - e o mercado agradece.


Leve-se em conta que a ordem de grandeza nos EUA e Europa ainda é outra. Há dois dias, o estremecido mercado editorial recebeu de braços abertos The Lost Symbol, novo livro de Dan Brown, autor de Código Da Vinci. O livro vendeu 1 milhão de exemplares em seu primeiro dia, nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Achou muito? Nada perto de Harry Potter e as relíquias da morte, último livro da série do bruxinho, que vendeu 8 milhões de cópias em um único dia.


Mas, ainda assim, ser selecionado pela Oprah é um golaço de marketing. A revista Business Week avalia o clube da apresentadora como até vinte vezes mais influente nas vendas do que o Pulitzer Prize e o National Book Award - juntos. Os títulos eleitos chegam à marca de 500.000 exemplares vendidos por mês e, em seus 13 anos de existência, o book club de Oprah chegou ao ponto de alterar as listas dos mais vendidos em um par de dias. Por isso, quando a Oprah diz que vai anunciar o próximo título, todo mundo para para ouvir.


Então anote aí: Diga que você é um deles, de Uwem Akpan, uma coletânea, é o novo livro-do-momento nos Estados Unidos.


E como tudo o que Oprah Winfrey toca vira ouro, que ela continue sendo uma entusiasta dos livros. São meus votos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário