domingo, 13 de setembro de 2009

Bienal do Rio - parte II

Minha participação nesta edição da Bienal do Livro encerrou-se ontem à noite - e devo dizer, com certo alívio.
Justiça seja feita, é de fato muito satisfatório, para qualquer um de nós que trabalha com o mercado editorial, ver tantas pessoas se mobilizarem, saírem de suas casas (às vezes até da própria cidade) e se despencarem até o Rio Centro para ver, conhecer, ou simplesmente comprar livros. Eram milhares de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos se aglomerando pelos corredores, disputando lugar na fila dos estandes, esperando para buscar senhas, lutando por um crepe ou uma lata de coca-cola nos superinflacionados quiosques de alimentação.
Vi multidões de crianças (e adultos!) histéricos perseguirem a Xuxa; mas também adolescentes ovacionarem Meg Cabot, autora do best-seller O diário da princesa. Fui arrastada por jovens que gritavam pelo ator da novela das oito, no mesmo dia em que vi se formar uma fila de mais de quatro horas para ouvir a palestra do Bernard Cornwell, um dos mais relevantes escritores britânicos da atualidade.
A Bienal fica cheia, lotada às vezes, mas é, como disse Fátima Bernardes na cerimônia de abertura, a festa do livro. Se essa festa é popular, um tanto melhor. Para quem quer um ambiente mais intimista, ou quer discutir literatura por horas, sugiro que vá à Flip. Mas se você é também um entusiasta do universo literário e lhe encanta ver que, em nosso país, não apenas um show na praia de Copacabana é capaz de mobilizar o público, digo que vá à Bienal. E, enquanto estiver por lá, aproveite para comprar livros com ótimos descontos - a Travessa está vendendo obras da literatura norte-americana por uma pechincha no estande dos EUA - e para sentar-se no Café Literário, cuja programação está bacana, e pode ser degustada junto com as maravilhosas tortas e cafés ali oferecidos.
A Bienal do Livro fica no Rio de Janeiro até dia 20/9.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Cheguei aqui através de comentário da Livia Garcia Roza no facebook. Tenho esta mesma impressão da Bienal como um evento importante sem dúvida para o mercado editorial, mas nem sempre conectado à boa literatura. Gosto muito da Primavera dos Livros, mas não sei se acontecerá no RJ este ano. Mais uma vez parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir