terça-feira, 19 de maio de 2009

Títulos

Todo autor que se preze sofre para escolher o título de seu livro. Se não sofre, bem... deveria. Como justificar em poucas palavras a publicação de todas aquelas outras? Ou ainda: como atrair um leitor desaparecebido, fuxicando as prateleiras de uma livraria, a, pelo menos, ler a quarta capa?

Gary Dexter, jornalista especializado em literatura do Reino Unido, resolveu ir atrás de como vários títulos foram, finalmente, escolhidos. Por meio de um trabalho de pesquisa cuidadoso suportado por anos de experiência no universo literário, Dexter alimenta diariamente seu blog How books got their titles com deliciosas revelações.

Para definir quais livros serão analisados, o jornalista-blogueiro-autor criou três regras explicadas no próprio site:
1 - o título não deve ser facilmente explicável através de uma leitura do texto.
2 - os títulos devem ser de livros publicados na íntegra e não de poemas ou contos que integrem uma coletânea, por exemplo.
3 - o título não pode ser uma citação.

O livro de hoje é Alice´s Adventures in Wonderland (Alice no País das Maravilhas).

Visit, read, and enjoy!

3 comentários:

  1. Anaik,
    adorei a dica. Dei uma passada por lá e li a história do título de Alice no País das Maravilhas. Muito bom! Sempre que sobrar um tempinho, darei um pulinho para conferir os outros livros citados.
    Realmente, título é sempre um problema, seja de um simples conto ou de um livro. E é recompensador ler sobre os caminhos percorridos por outros autores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Anaik, cheguei aqui pelo Canastra de Contos. Adorei a dica ; )

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, é muito bacana mesmo, né? O livro de hoje é do Freud, dá só uma olhada...

    Camila: bem-vinda!

    ResponderExcluir