segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conde Drácula


Em 18 de maio de 1897, foi publicado o hoje famoso Drácula, do irlandês Bram Stoker. Um dos mais conhecidos vampiros da cultura ocidental, Drácula caiu em domínio público e desde então habita filmes, revistas, desenhos e tantas outras narrativas populares.

Conde Drácula (cujo primeiro nome nunca é revelado no livro) é um vampiro centenário e um nobre da Transilvânia, com direito a castelo. Ao contrário dos vampiros folclóricos da Europa Ocidental, Drácula não é uma figura repulsiva - ostenta um charme digno dos nobres, o que apenas disfarça sua maldade.

O romance foi atribuído a muitos gêneros literários incluindo literatura de vampiros, ficção de terror e novela gótica. Na verdade trata-se de um romance epistolar, cuja narrativa é toda contada através de registros em um diário e cartas escritos por diferentes narradores que são, também, os personagens principais.

Ainda que Drácula seja um personagem fictício, ele mantém vínculo com algumas referências históricas. Tais referências são motivo de muitos debates acerca do quanto Stoker de fato conhecia os supostos fatos. O romance foi adaptado inúmeras vezes, principalmente para o cinema e teatro.

Com a palavra, o dentuço:

"Welcome to my house! Enter freely. Go safely, and leave something of the happiness you bring! ... I am Dracula; and I bid you welcome"

Nenhum comentário:

Postar um comentário