quinta-feira, 26 de março de 2009

FLIP em tirinhas

Criada em 2003, a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - tornou-se uma das principais feiras literárias internacionais, reconhecida pela qualidade dos autores que convida e pela amistosidade da cidade anfitriã. Em pouco tempo, já passaram por lá alguns dos grandes nomes da literatura internacional como Salman Rushdie, Ian McEwan, Paul Auster, Michael Ondaatje, Orhan Pamuk e J. M. Coetzee, além de talentos nossos como Ariano Suassuna, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Luiz Alfredo e Livia Garcia-Roza, Ruy Castro e Lygia Fagundes Telles.

Agora, a sétima edição da FLIP tem data marcada para acontecer, autor homenageado definido e uma novidade. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho. Em 2009 o homenageado será Manuel Bandeira (1886-1968), escritor pernambucano.

E para esquentar o mercado editorial brasileiro, a FLIP terá uma mesa formada exclusivamente por autores brasileiros de histórias em quadrinhos. São eles: Rafael Coutinho, filho de Laerte, Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá, que receberam em 2008 o prêmio Eisner, uma espécie de “Oscar dos quadrinhos”. O nome do prêmio é referência ao americano Will Eisner (1917-2005), uma das maiores influências do gênero e criador da série The Spirit, que se destacou por seus enquadramentos cinematográficos. A mediação será do escritor, editor e designer gráfico Joca Reiners Terron. Torçamos para que a iniciativa abra espaço para que nossos HQs cresçam e alcancem a juventude, hoje tão distante desse universo encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário