sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Estante Virtual

Fico muito satisfeita ao ver a tecnologia sendo usada em favor da cultura. Diria que é um trunfo de nossa geração, afogada pela internet. E a boa notícia é que parece que os brasileiros cansaram de apenas ler sobre a vida dos outros e começaram a compartilhar suas leituras online. Criado por um rapaz de 32 anos, o portal Skoob (books, de trás pra frente) é uma rede de relacionamentos, primo do Orkut, só que muito mais interessante.

A ideia é dividir dicas de leituras com seus amigos e conhecidos, recomendando títulos ou discutindo suas impressões. Funciona assim: depois de criar um usuário (o que leva 30 segundos) você pode procurar um dos mais de 15 mil livros cadastrados e incluir resenhas, atribuir nota, indicar os lidos e os que está lendo, entre outros. O mais bacana é que o portal está sendo construído com ajuda dos usuários, por isso se você quer comentar um livro que ainda não está cadastrado, basta incluí-lo. Eu testei: é super rápido e seguro (precisa incluir o número ISBN, que consta em toda ficha técnica, para garantir a existência da obra), e dá até para complementar com uma imagem da capa.

Além de uma iniciativa muito bacana, o site está fazendo sucesso. No ar apenas desde 1º de janeiro, já tem mais de 10 mil usuários cadastrados. Pode ser uma ótima oportunidade para autores que queiram cadastrar seus livros e deixar que venham as opiniões e preferências dos leitores. Bacana mesmo seria se cada editora passasse a incluir seu catálogo e lançamentos no portal. Quem sabe? Na era da Web 2.0, tudo é possível.

Um comentário:

  1. Em março, me cadastrei lá. Realmente é bem interessante. Nos primeiros dias, consegui incluir quase 100 livros na minha estante, considerando que gastei um tempinho para cadastrar alguns títulos. Ainda faltam bons livros no cadastro. Mas aos pouquinhos podemos corrigir isso.

    ResponderExcluir