quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

E por falar em Oscar...


Os prêmios da academia desta vez prestigiaram os amantes de adaptações de literatura para o cinema, como eu. Quem quer ser milionário, o grande vencedor da noite, levou para casa nada menos que oito estatuetas, incluindo melhor filme e melhor direção. A história de um menino que ganha uma fortuna em um programa de televisão na Índia foi adaptada a partir do romance premiado Sua resposta vale um bilhão (2005), de Vikas Swarup. Já O curioso caso de Benjamin Button, que recebeu 13 indicações mas só levou três prêmios técnicos - não houve Brad Pitt que desse jeito - é baseado em um conto homônimo de F. Scott Fitzgeral, da década de 20.

Kate Winslet, merecidamente premiada como melhor atriz por O Leitor, estrela outra adaptação que também entrou na lista dos indicados: Foi apenas um sonho (Revolutionary Road) concorria na categoria de melhor ator coadjuvante com John Givings, mas ele não teve a menor chance diante do brilhantismo de Heath Ledger.

Fica o conselho do escritor alemão Bernhard Schlink para nossos autores:
"Um autor que espera que um filme reproduza suas próprias imagens não deve vender os direitos da obra. Ele só pode esperar que um diretor capaz ache novas e adequadas imagens para a história e o tema do livro."

E rumo ao Oscar!

3 comentários:

  1. o mais legal é pensar que no caso de "Quem quer ser um milionário", o livro vem de uma história real. E que história. Eu recomendo para todos.
    Dá-lhe dá-lhe adaptações!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Também recomendo muito!! Assisti ontem, é sensacional. E não por acaso ganhou todos esses Oscars: a história reúne amor, suspense, drama, questões sociais, religão, nacionalismo, fama e uma pitada de humor.

    Vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. acho que não é uma história real.. mas é bom! muito bom!

    ResponderExcluir