quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

palavras apenas


O título deste blog é Melhores Palavras porque esse foi meu desejo ao criá-lo – que trouxesse palavras melhores ao nosso dia a dia. As palavras, como se sabe, são poderosas. O sim e o não podem mudar definitivamente as coisas, assim como o talvez pode abrir uma porta. Há outras palavras que são fortes. Os adjetivos, um superlativo. Palavras de incentivo, de consolo, de apoio, de esperança. Palavras de ódio, de rancor, de tristeza.

Existem palavras que só servem para ferir, outras para fazer sorrir. Mas existem também palavras que podem fazer os dois, depende apenas de onde elas vêm, ou por quais outras são acompanhadas. Algumas palavras são solitárias. A indecisão, a dúvida, a ausência são palavras silenciosas, densas, pesadas. A alegria, a comemoração, a conquista são palavras coloridas, leves, e são palavras multiplicadoras.

Nós somos avaliados e medidos por nossas palavras; quantas palavras, quais palavras, como palavras? Somos unidos por uma palavra e separados por outra. Nosso destino muitas vezes se decide com uma única palavra, e assim, sem mais explicações, surge outra palavra para mudar o que parecia imutável. Por isso, algumas palavras são tão vazias – fim, nunca, sempre – elas nunca cumprem seu propósito definitivo. Exceto por uma. A morte.

Tudo o que procuramos ao conversar com um amigo, ler um livro, ver TV, ouvir uma música é uma palavra ou um conjunto de palavras que possa nos dizer aquilo que não sabemos definir.
Que venham as melhores palavras.

Um comentário: