sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bienal do Rio - parte I

Bienal do Livro, para mim, era sinônimo de Wally. Que Wally? Aquele magrelo, de gorro, camisa listrada, que procurávamos nas cenas mais esquisitas possíveis, lembra? Para quem não foi criança ou não teve filhos pequenos nos anos 1980, estou falando da série de livros infanto-juvenis Onde está Wally?, criada pelo ilustrador britânico Martin Handford.


Isso porque, eram nas visitas com o colégio à Bienal, que eu comprava os livros do Wally feliz da minha vida, com o dinheiro que mamãe dava para a festa. Pois bem, os anos passaram, e ontem foi meu debut de trabalho na festa do livro, como chamou Fátima Bernardes.

A feira começou nesta quinta-feira, no Rio Centro, com uma cerimônia de abertura conduzida por Edney Silvestre e Fátima. Na mesa, estavam presentes as autoridades esperadas: Sonia Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional de Editores de Livros), Eduardo Paes, o Prefeito, Sérgio Cabral, Governador do Estado, Dennis Hearne, Cônsul Geral dos EUA, e mais alguns secretários de edução/cultura e afins. O clima era de festa, e, claro, de pré-campanha eleitoral. O pais homenageado, Estados Unidos, foi comparado ao Brasil em sua diversidade cultural, pluralidade racial, e jovem história. A infelicidade da cerimônia foram as constantes comparações entre Rio e São Paulo com todo o bairrismo carioca, conduzidas por nosso prefeito.

Política à parte, a festa está bonita, pá. A crise nada impediu a construção dos magnânimos - e alguns, acolhedores - estandes. O movimento ainda foi light, o que deve mudar no final de semana, mas a programação já começou a todo vapor. A atração de ontem foi a escritora irlandesa Meg Cabot, a tal da melancia, que estava apenas à passeio, mas fala ao público neste domingo. Algumas editoras começaram a oferecer descontos nos livros desde o primeiro dia, mas para quem quer aproveitar e fazer umas compras, recomendo sempre o final, quando dá sempre para fazer melhores negócios.

Hoje tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário