sábado, 27 de junho de 2009

Jodi Picoult


Em sua última revista de domingo, o New York Times publicou uma ampla matéria sobre Jodi Picoult. Esta, que é a romancista norte-americana que mais vende livros atualmente, começou sua carreira na década de 1980, e, de lá para cá, publicou 15 best-sellers. Seu primeiro grande sucesso foi The pact (1998), que conta a história do aparente suicídio de uma adolescente, e em todos os seus livros encontramos temáticas espinhosas. Conhecida por abordar assuntos polêmicos como abuso sexual, bullying, violência doméstica e morte precoce, a autora acredita não se encaixar em um gênero específico, mas fazer aquilo que define como "ficção de serviço".


"Talvez o leitor comum não esteja passando pela mesma batalha de uma mãe cujo filho está morrendo de câncer, por exemplo, mas ele provavelmente teve uma discussão com seu próprio filho adolescente naquela manhã sobre alguma coisa insignificante, que o deixou frustrada e com a sensação de distanciamento entre a sua e a vida de quem está passando por tal sofrimento"disse Picoult ao Times. Ela espera que seus livros possam ser este elemento em comum.

A razão para tanto frenesi em torno de uma autora cuja carreira está relativamente consolidada, é que um de seus livros acaba de ser adaptado ao cinema, e estreia neste final de semana nos Estados Unidos. My sister's keeper é a história de uma menina que foi concebida por seus pais para servir de doadora a sua irmã mais velha, que está morrendo de leucemia. O drama mexeu com o público em Sundance e foi muito bem recebido pela crítica (veja o trailer aqui).

No Brasil, Jodi Picoult tem três livros publicados: O pacto, Uma questão de fé e O filme perfeito, todos pela Editora Planeta.

2 comentários:

  1. já li: para a minha irmã,desanove minutos,tudo por amor,em troca de um coração,uma questão de fé e o pacto e posso vos dizer que adorei. e vou ler todos aqueles que ainda me faltam porque de facto são exelentes e apaixonantes sem excepção.

    ResponderExcluir
  2. O Livro o Pacto, é simplesmente perfeito.
    Eu amei.

    ResponderExcluir