quarta-feira, 8 de abril de 2009

biografias jr.

A editora Thomas Nelson Brasil está lançando este mês Sem limites - A vontade de vencer, a biografia do nadador e recordista olímpico Michael Phelps. Detalhe: Phelps tem 23 anos. Lembrei de outra jovem biografia, a da cantora Amy Whinehouse, de 25 anos, lançada no ano passado pela Editora Globo.

Concordo que o primeiro conquistou na olimpíada de Pequim, nada menos do que oito medalhas de ouro, o maior número de todos os tempos em uma única edição. E tá certo que a outra, um dos maiores cantoras do R&B contemporâneo, já foi drogada, internada, presa, casada, solta, recuperada, cardíaca, divorciada e mais um pouco drogada, tudo isso em 1/4 de século. Mas ainda assim, me pergunto, o quanto pode haver para se contar em uma biografia de pessoas em seus vinte e poucos anos? Considerando que a maior parte da vida ainda é a infância e adolescência e que, convenhamos, quão interessantes as questões infanto-juvenis podem ser? Uma assistiu ao pai bater na mãe e outro era hiperativo? big deal.

Saibam que sou uma grande fã de biografia. Aliás, nada como uma biografia bem escrita, daquelas que, ao fechar o livro, você tem vontade de colocar a foto da pessoa como seu protetor de tela - os pôsteres no quarto do século XXI. Eu, por exemplo, quis me mudar para a Inglaterra depois de ler a história de Churchill. Mas, realmente, tenho sérias resistências a essas biografias de pessoas tão jovens, por maiores ícones que possam ser... E continuo esperando que me provem equivocada.

Um comentário:

  1. aham... e o que dizer da AUTO-biografia de Miley Cyrus que tem apenas 15 anos? Eu acho que, nesses casos, é só marketing e vendas mesmo.

    ResponderExcluir